Como Fazer uma OM de Sucesso?

Feito por Whydon e Snaquaza. Arte por LifeisDANK. Traduzido por Luna.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Arte por LifeisDANK

Introdução

Não é segredo algum a existência de OMs populares, com algumas sendo mais populares do que outras. Mas por que isso acontece? Como algumas ganham o "Other Metagame of the Month" duas vezes enquanto algumas não chegam nem a duas páginas de discussão? Por que algumas OMs geram cinco páginas de discussão no dia da criação, para após disso rapidamente desaparecerem? Esse artigo irá responder todas essa perguntas e lhe dirá tudo que você precisa saber sobre a criação de uma OM bem-sucedida ao longo prazo.


Longo prazo x Curto prazo

Existem dois diferentes tipos de metagames populares: os de curto prazo e os de longo prazo. Metagames de curto prazo normalmente são populares por uma pequena quantidade de tempo, e depois disso as pessoas perdem o interesse e a atividade vai por água abaixo. Metagames de longo prazo, como você deve imaginar, são o contrário disso; são OMs que têm uma popularidade e atividade constante na comunidade. Muitos metagames tendem a não ser muito ativos porque não há muito o que explorar, não importa o quão único ou interessante eles sejam (exemplo: Same Type Stealth Rock). Porém, existe uma causa predominante que resulta na morte dos metagames que são populares por um tempo mas rapidamente morrem: hype, ou ansiedade.

Quando a comunidade vê uma ideia de metagame que ela gosta, ela tende a espremer o máximo que ela consegue de uma vez. Isso é parecido com jogar um pedaço de carne para uma alcateia de leões famintos; os leões vão rapidamente comer e devorar a carne se você jogar ela toda de uma vez. Como dito antes, quando a comunidade vê boas ideias, as pessoas não vão hesitar em envolver-se. Então, por cerca de algumas semanas ou até um mês, o metagame terá uma discussão ativa. Porém, quando as pessoas sentirem que elas já encontraram todas as estratégias possíveis, elas irão perder interesse e o hype vai morrer.

Uma boa maneira de evitar uma popularidade de curto prazo é manter uma discussão ativa, o que pode ser feito postando links, pedindo replays e criando vários recursos para seu metagame. Porém, não se esqueça que a vida útil de seu metagame é ultimamente decidida pela comunidade. Se a comunidade mostra pouco interesse no início, seu metagame provavelmente está fadado a não ter nem mesmo uma popularidade a curto prazo. No final, o que decide a longevidade do sucesso de seu metagame é se os leões irão achar o pedaço de carne suculento ou não.


Atividade e Theorymonning

Uma das principais razões que levam a um metagame popular é um tópico ativo. Muitos tópicos têm muita atividade por causa de uma coisa: theorymonning. As pessoas amam discutir sobre como um certo Pokémon irá suceder-se em um metagame onde as mecânicas são mudadas ou sobre quais novas ferramentas eles poderão usar para sua vantagem (ou desvantagem). Um exemplo perfeito disso seria Inheritance, que é um metagame muito diverso que é aberto a muito theorymonning. Isso é o que aumentou sua popularidade ao extremo, já que muitas pessoas foram atraídas pelas excitantes novas possibilidades que o metagame trazia e discutir sobre isso com outras pessoas deixava-as feliz.

Você não precisa fazer grandes mudanças para ter um metagame popular (exemplo: Monotype), mas os metagames que viram populares usualmente têm discussões e tópicos ativos, e theorymonning é o número um na lista de coisas que as pessoas amam falar sobre quando o metagame é criado. Quando há muito potencial de theorymon, existem várias coisas para testar, assim gerando muitas discussões.

Para reforçar, você não tem que criar um metagame cheio de theorymon para ele ser bem-sucedido, mas sim promover uma discussão ativa e aberta sobre o seu metagame. Encoraje as pessoas a discutir e testar as várias mecânicas do seu metagame. Deixar a porta aberta pra discussão é o que permitiu metagames como Mix and Mega, Inheritance e Monotype subirem ao topo.


Simplicidade e Complexidade

Simplicidade

Se um metagame pode ser descrito em uma sentença, ele normalmente é considerado simples. Simplicidade em um metagame tende a deixá-lo mais apelativo para novatos, e isso é porque muitos criadores tendem a deixar o metagame o mais simples possível e não muito confuso ou difícil de aprender. Porém, metagames que são simples demais tendem a diminuir no quesito de discussão e atividade após certo tempo, já que não sobra muito para falar sobre após uma semana ou duas de criação.

Complexidade

Metagames complexos são metagames que usualmente não conseguem ser descritos em uma sentença. Como metagames complexos podem ser difíceis de entender a princípio, novatos irão fazer várias perguntas sobre as inúmeras mecânicas. Se eles acharem o metagame complexo demais, eles vão considerá-lo chato e vão perder o interesse. Porém, a pitada certa de complexidade cria espaço para muita criatividade, deixando margens para uma discussão ativa e positiva.

Balanceando

Uma coisa que muitas pessoas confundem-se frequentemente é sobre como encontrar um bom equilíbrio entre simplicidade e complexidade. É importante que o seu metagame tenha a quantidade certa de simplicidade e complexidade incorporadas a ele; isso permitirá uma boa sinergia. Um bom exemplo de uma OM que é uma grande mistura de simplicidade e complexidade é Inheritance. Sua premissa pode ser resumida em apenas uma frase: Um Pokémon pode ter quaisquer moves e abilities que outro Pokémon tenha. Suicune pode ter Stealth Rock e Regenerator porque esta combinação é compatível com Corsola. Naturalmente, Inheritance tem várias proibições e cláusulas para ajudar a manter o metagame equilibrado, mas como você pode ver, Inheritance tem complexidade suficiente para o ponto onde há muito a descobrir e experimentar, sendo também um metagame bastante simples.


Criando Discussões

O seu tópico tem estado um pouco inativo ultimamente? As pessoas não estão focando nos aspectos legais e únicos do seu metagame? Parece que o que você precisa é de novos assuntos! Começar discussões é extremamente importante no processo de criação de um metagame bem-sucedido. Se a comunidade ver que o criador está investindo tudo no metagame, eles provavelmente vão dar uma chance para ele e dar uma olhada. É ai que começar discussões fica bastante importante.

Quando você estiver tentando começar novas discussões em um tópico inativo ou fora dos trilhos, aqui se encontram algumas boas perguntas que você pode deixar no ar para os leitores:

  1. Que novas ameaças surgem nesse metagame?
  2. Como essas ameaças podem ser controladas?
  3. Que playstyles parecem ser os mais efetivos?
  4. Você concorda que devemos banir/liberar x Pokémon?
  5. Aqui estão alguns replays que eu tenho nesse metagame:
  6. Aqui estão alguns bons cores que eu tenho para esse metagame:
  7. Aqui está uma sample team para esse metagame:
  8. Qualquer outra questão que você achar que irá provocar discussões positivas!

Lembre-se, tente fazer perguntas que são relevantes para o metagame e que fazem sentido; não traga Knock Off ou Trick em Mix and Mega! Um bom anfitrião e dono de uma OM é capaz de provocar discussões no mais inativo dos tópicos. Discussão ativa é a chave para o sucesso!


Dificuldade de Aprendizagem

Eu acho que vou responder essa pergunta com uma pergunta: como exatamente a playerbase de um metagame cresce? É simples: com novos jogadores, é claro! Atrair novos jogadores para eles darem uma chance ao seu metagame é um componente importante ao desenvolver um metagame bem-sucedido. Porém, o importante não é apenas atrair novos jogadores, e sim fazê-los ficarem. Ter regras que são difíceis de entender é uma coisa, mas quando até o teambuilding é confuso, os novatos ficarão desanimados.

Porém, não confunda isso com simplicidade - um metagame não precisa ser simples para ser de fácil entendimento. Existem vários metagames complexos que são fáceis de entender. Por exemplo, Balanced Hackmons é provavelmente um dos metagames mais complexos e diversos que temos - na verdade, provavelmente temos milhares de diferentes opções que você pode usar nesse metagame. Porém, ele tem um teambuilding simples, logo novos jogadores vão provavelmente continuar jogando para testar novas coisas com alguns amigos.

Se você acha que seu metagame vai ter um teambuilding complicado, por que não fornecer algumas sample teams? Sample teams são uma maneira ótima de ajudar novos jogadores e deixá-los familiarizados e confortáveis com as regras e os aspectos de teambuilding no metagame. Eventualmente, se eles gostarem do metagame, eles vão tentar fazer uma equipe para eles mesmos. Normalmente é assim que muitos jogadores começam a jogar novas tiers, como OU e Ubers.


Conclusão

Como você pode ver, é trabalhoso criar um metagame popular e bem-sucedido. Porém, como um último conselho de nós, lembre-se que popularidade não é o mais importante de tudo! Não crie um metagame na esperança dele virar a nova OMotM - faça um metagame com um conceito legal que você gostaria de jogar! Isso é o que as OMs são, afinal - diversão, alternativas interessantes ao invés das tiers padrão da Smogon. Acima de tudo, faça um metagame que é interessante e algo que você pessoalmente iria querer jogar!

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »