Relembrando uma Era: XY e ORAS UU

Feito por GrilledClawitzer e Kreme. Traduzido por Highways.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Clique em ORAS para saber mais!
XY ORAS
Arte

Arte por FellfromtheSky.

Introdução

Kyurem-B Keldeo M Hera Sharp

A sexta geração de Pokémon trouxe consigo muitas mudanças interessantes à UnderUsed, e isso foi provado no estágio beta de XY. Muitas peças importantes da última geração estavam abaixo do limite de uso necessário para ficarem em OU e acabaram descendo para a tier, incluindo Kyurem-B e Keldeo, além de Mega Evoluções poderosas como Mega Heracross. Além disso, algumas peças importantes do metagame de UU, como Bisharp, receberam grandes buffs. Nessa geração, também foi inaugurado na tier um novo jeito de tiering diferente das outras, que é conhecido como o kokoloko system, que buscou providenciar estabilidade em um metagame que seria muito diferente com a introdução das Mega Evoluções. A parte inicial do beta começou sendo dominada pelas ameaças defensivas e ofensivas, incluindo as mencionadas acima.

Hawlucha Zone Hydra Daunt

No final do UU Beta em março, a tier teve alguns reajustes enquanto o kokoloko system estava presente. Mudanças notáveis aconteceram como a ascensão de Bisharp para OU; os quickbans de Kyurem-B, Manaphy e Drizzle; os drops e quickbans de Landorus e Terrakion; os 5 bans que aconteceram no mesmo dia em que o primeiro tópico de discussão sobre UnderUsed da sexta geração foi criado e o tier shift de Março por causa das mudanças no tiering. Então, no final de XY Beta, o metagame era dominado por Pokémon extremamente agressivos, como Hawlucha, Magnezone, Hydreigon, Crawdaunt, entre outros. Os quatro mencionados acima foram banidos na última leva de bans, o que finalmente permitiu que o metagame saísse da fase Beta.

XY UU - Começo Oficial do Metagame

Nidoqueen Cune Mew

O começo do metagame de XY UU estava prestes a ficar refém de Thundurus-Therian, pois os retestes começariam imediatamente. Porém, deixando o suspect de lado, o metagame era dominado por alguns Pokémon incrivelmente bulky, que tornariam-se em breve os Pokémon mais influentes da tier, e em volta dos quais a tier seria centralizada. Tais Pokémon incluíam Nidoqueen, Mega Blastoise, Suicune, Mew, Honchkrow e Slowbro. Nidoqueen e Mega Blastoise formaram um core especializado em wallbreak que era extremamente forte, enquanto preenchiam as funções de entry hazard setter e entry hazard remover, respectivamente. Suicune era uma das mais resistentes physical walls na tier e que provou não ser passiva, tendo o poder de realizar sweeps com seu famoso set CroCune. Mew provou ser de longe o Pokémon mais versátil na tier com diversos movesets. Honchkrow servia como um cleaner fantástico que também tinha potencial como wallbreaker. Slowbro era uma das melhores physical walls junto com Suicune, ostentando uma combinação de tipos defensiva melhor e uma ability mais útil para cumprir tal tarefa. Este também foi o estágio em que o bem conhecido pink core da Geração 6 se formou com a combinação de Slowbro, Mew e Florges.

XY UU - Reteste de Thundurus-T

Thundy-T

Thundurus-T foi o primeiro Pokémon a descer de BL para ter seu reteste. De relance, sua movepool fenomenal com acesso a boa coverage e opções de STAB, aliados com moves de setup e seus bons base stats em Special Attack e Speed significavam que ele poderia usar vários sets viáveis, desde variantes com Nasty Plot até variantes com Choice Scarf. Todas essas qualidades únicas fizeram com que fosse quase impossível fazer-lhe counter, e por isso ele acabou banido unanimemente pelo conselho.

XY UU - Reteste de Mega Houndoom

M Doom

Mega Houndoom pode inicialmente parecer um special attacker muito ameaçador graças ao seus altos Special Attack e Speed, também tendo um bulk decente para um Pokémon ofensivo e boas resistências, além da imunidade a Fire e um potencial STAB Fire-type devastador por ter Flash Fire antes de Mega Evoluir. Porém, o teste de Mega Houndoom terminou em uma votação unânime para o mesmo ficar na tier por causa de suas múltiplas desvantagens. Sua Speed não era mais tão valiosa como era no Beta, pois os drops recentes mudaram muito o metagame e fizeram com que o mesmo tivesse muitos Pokémon rápidos que subiram em popularidade, como Starmie e Mega Aerodactyl. Sua incapacidade de dar OHKO em várias walls da tier, mesmo depois de um Nasty Plot, significava que ele tinha vários checks em playstyles variados. Enquanto isso, a tier baniu Tornadus-T e Zygarde, que seriam retestados futuramente.

XY UU - Ban de Tornadus-T e Zygarde

Torn-T Zygarde

Quando o post com os resultados do suspect de Mega Houndoom foi feito, também foi anunciado que dois Pokémon influentes na tier, Tornadus-T e Zygarde, seriam banidos da mesma para serem retestados no futuro. Zygarde era um poderoso Pokémon abençoado com bons stats, uma ótima combinação de tipos e uma movepool designada para sweeps, sendo também uma rocha defensivamente. Tornadus-T, por outro lado, era um pivot incrivelmente forte graças aos seus stats ofensivos e sua ability Regenerator.

XY UU - Reteste de Weavile

Weavile

Logo após o fim do reteste de Houndoom, Weavile foi escolhido como o próximo Pokémon a ter seu reteste em UU. Weavile recebeu uma melhora imensa na sexta geração devido ao buff de Knock Off, além de Steel ter perdido sua resistência a Dark-type. Em UnderUsed, o mesmo provou ser um atacante exímio devido a sua combinação de STAB que quase não oferecia resistências e seus bons stats de Attack e Speed. Seu acesso a Swords Dance e prioridade também fez com que ele fosse um sweeper muito perigoso que punia muitas walls passivas que tentavam realizar switch-in nele. Por causa disso, foi decidido que Weavile continuaria em BL.

XY UU - Reteste de Klefki

KEYS

O reteste de Klefki em XY provou ser bastante controverso, pois ele recebeu 7/12 votos para ficar em UU enquanto uma maioria de 2/3 (ou 8 votos) era necessária para o Pokémon voltar a tier. Klefki deu à tier um Pokémon com uma combinação de tipos defensiva impressionante, equipado com uma ótima ability de suporte em Prankster que se ajusta bem à sua movepool, que inclui bons movimentos de suporte como Spikes, Thunder Wave, Light Screen e Reflect, para deixar a lista curta. Os membros do conselho estavam divididos quanto a Klefki; alguns disseram que ele dava utilidade ofensiva demasiadamente para a tier, enquanto alguns acreditavam que ele encaixava-se perfeitamente na tier pois havia muitos clerics e hazard removers.

XY UU - Reteste de Hydreigon

Hydra

Hydreigon passou por um reteste interessante, pois ele apresentou-se como um wallbreaker poderoso que também podia agir como um cleaner com Choice Scarf. Sua imensa movepool ofensiva recheada com ótimas opções de coverage, como Superpower e Iron Tail, significava que um set mixed wallbreaker junto com um set fazendo uso de Taunt poderia lidar com literalmente toda wall na tier. Porém, os sets mais populares acabavam não tendo coverage Steel-type devido à quantidade de checks de Fairy-types na tier, logo as tão amadas fadas que faziam counter de forma sólida a Hydreigon. Ele também era um sólido check para ameaças populares na tier, como Chandelure e Mega Houndoom, dando mais incentivo para a liberação do Pokémon, o que acabou acontecendo.

XY UU - Reteste de Magnezone

Zone

Magnezone também passou por um suspect test interessante pois, como Hydreigon, era outro poderoso special attacker. Magnezone difere-se dos outros special attackers por seus virtuosos atributos de boa combinação de tipos tanto ofensiva quanto defensivamente, bom bulk e Volt Switch com STAB. Sua combinação de tipos permitia-lhe acertar a maioria da tier causando dano neutro com seu STAB duplo, fazendo com que ele fosse um usário potente de Choice Specs, especialmente considerando o acesso a Analytic. A grande maioria dos Pokémon que eram capazes de levar um golpe da combinação de STABs de Magnezone não tinha muitas opções sólidas de recovery. Além disso, a combinação de tipos de Magnezone lhe dá resistências ou imunidades a 12 tipos, garantindo-lhe muitas oportunidades para causar grandes estragos. Como resultado disso, a maioria do conselho acreditou que ele centralizava demais o metagame e que fazia offense muito predominante e balance pouco importante. Por causa disso, Magnezone voltou para BL, mesmo com alguns membros do conselho achando que não era digno de tal, já que acreditavam que a abundância de Fire- e Ground-types no metagame juntos a sua baixa Speed limitavam-no quanto às suas capacidades como wallbreaker.

XY UU - Reteste de Crawdaunt

Daunt

Só do suspect de Crawdaunt ter sido anunciado a comunidade já tinha certeza de qual seria o resultado: Crawdaunt não desceria. Enquanto o suspect de Magnezone fez com que a comunidade tivesse uma prévia de como o metagame seria caso tivesse um quase imparável e lento juggernaut capaz de devastar a maioria da tier com facilidade, o suspect de Crawdaunt fez com que a comunidade tivesse uma prévia de como ele seria caso esse juggernaut fosse focado em Attack, tivesse acesso a Adaptability, a prioridade e a capacidade de realizar setup. Acho que nem preciso dizer, mas Crawdaunt foi unanimemente votado para ficar empoeirando em BL até o final da tier por causa dos motivos mencionados acima.

XY UU - Reteste de Venomoth

Venomoth

Pouco tempo após o suspect de Crawdaunt, o conselho baniu Venomoth imediatamente mesmo ela estando em NU, duas tiers abaixo de UU, e alguns membros da comunidade questionaram o ato. Porém, Venomoth era definitivamente um Pokémon perigoso, pois tinha um set ameaçador consistindo de Quiver Dance + Baton Pass + Sleep Powder, além de poder usar um set ofensivo com Life Orb + Quiver Dance.

XY UU - Reteste de Salamence

Mence

O suspect de Salamence foi a segunda votação mais apertada depois do reteste de Klefki. Salamence forneceu um Pokémon extremamente versátil à tier que ostentava duas boas abilities e stats impressionantes no geral, além de uma boa combinação de tipos. Devido a variedade de opções à sua disposição, Salamence era capaz de usar uma variedade imensa de sets, desde variações defensivas até variações com Choice Scarf. Chegando perto da hora da votação, o conselho estava dividido, com metade dos membros votando para que continuasse em BL e a outra metade votando para que descesse para UU. O primeiro grupo citava seu imenso potencial de realizar sweeps e versatilidade como razões para que continuasse em BL, e o outro grupo acreditava que ele tinha uma abundância de checks, significando que poderia ser controlado independentemente da coverage que decidisse usar.

XY UU - Tier Shifts de Junho de 2014

Blissey Volcarona MZam

Junho foi marcado na história de UnderUsed por ter sido o mês em que os tier shifts voltaram desde que o metagame se estabilizou. O conselho permitiu que o metagame fosse jogado por um período de duas semanas para que os bans fossem realizados, e assim os bans seriam retestados no futuro, como de costume. A tier teve muitas mudanças, como Gardevoir, Manectric, Medicham, Quagsire e Vaporeon subindo para OU, com os três primeiros sendo Mega Evoluções muito influentes, e UU ganhou Alakazam (e Alakazite), Blissey, Goodra, Infernape, Lucario e Volcarona. Cada drop descobriu seu lugar no metagame durante as duas semanas e encontrou sua forma de ser viável. Os resultados da votação acabaram, e Mega Alakazam e Volcarona foram os únicos drops que voltaram para BL, com um sendo banido de forma unânime e o outro por uma votação de 7/12, respectivamente.

Luke Pedo Florges

A partir daí, o metagame seria preenchido com muitos estilos de jogo devido a viabilidade de todo playstyle ter sido aumentada com as mudanças da tier. Por exemplo, stall recebeu uma ótima adição, Blissey, que ajudou a formar o novo pink core que tinha como integrantes Mew, Florges e Alomomola, enquanto hyper offense recebeu um imenso buff com a adição de Lucario e Infernape, dois setup sweepers sensacionais. O influente RMT Empire, time de kokoloko, também surgiu durante esse período, e fez com que a popularidade de Froslass offense e Sharpedo despontasse.

XY UU - Reteste de Staraptor

Staraptor

Staraptor era um wallbreaker extremamente forte que tinha switch-ins limitadas devido a sua combinação de STABs aliada a Close Combat, além de também ter sido um bom pivot com U-turn. Staraptor acabou ficando em BL devido a sua combinação de sets Choice Scarf e Choice Band. Variantes com Choice Scarf continuavam dando muito dano graças a Reckless, o que permitia que ele agisse como um cleaner poderoso, e seus checks limitados eram facilmente derrubados por seus parceiros de equipe. Porém, seu set de Choice Scarf não era confinado a ser um cleaner, pois sua força descomunal permitia que ele exterminasse balance, além de pressionar stall. Por outro lado, as variantes com Choice Band acertavam seus oponentes de forma extremamente forte e poucos Pokémon na tier podiam resistir a sua combinação de STABs poderosos e sua coverage com Close Combat, pois até mesmo um dos Pokémon mais defensivos no metagame, Slowbro, sofria 2HKO facilmente com hazard support. Mesmo com essas qualidades absurdas, 5 dos 12 membros do conselho votaram para que ele descesse para UU, pois argumentavam que dava muito dano em si mesmo com seus STABs e que tinha muitos checks.

XY UU - Reteste de Tornadus-T

Torn-T

Tornadus-T ostenta uma ótima movepool ofensiva cheia de opções de coverage e support que é apoiada por um bulk decente, uma boa Speed e ótimos stats ofensivos. Devido aos seus stats ofensivos, Tornadus-T não era limitado a sets focados em Attack ou Special Attack, significando que podia usar sets que usufruíssem de seus dois stats ofensivos, ou seja, um set mixed era viável. Por fim, Tornadus-T tinha Regenerator, dando a ele uma forma de recovery que não ocupa um slot de seu arsenal ofensivo. Enquanto muitos membros da comunidade queriam que Tornadus-T ficasse na tier permanentemente, o conselho tinha ideias diferentes, e foi quase unânime a decisão de que Tornadus-T ficaria em BL, pois ele conseguia livrar-se de seus counters facilmente graças à sua movepool ofensiva insana e sua ability Regenerator.

XY UU - Reteste de Haxorus

Haxorus

Mesmo que pareça ser um poderoso setup sweeper e wallbreaker no papel graças à sua base Speed decente e seu Attack insano, Haxorus não manifestou o mesmo na prática. Pelo contrário, ele acabou tendo dificuldades de realizar sweeps com Dragon Dance, sofrendo revenge kill facilmente por causa de seu bulk mediano. Sets com itens Choice eram nada mais e nada menos do que medíocres pois muitos Pokémon eram imune ou resistiam seus STABs. Sets que faziam uso de Swords Dance eram apenas úteis contra arquétipos defensivos, então o conselho optou por Haxorus continuar em UU.

XY UU - Reteste de Venomoth

Venomoth

Embora Venomoth possa ter parecido um ban um pouco inconvencional por ter sido banido quando era NU e por ter mostrado ser muito menos perigoso do que outros Pokémon em UU, esse suspect provou que a comunidade estava completamente errada. Na maioria das vezes, Venomoth não é uma ameaça em si, mas ter a capacidade de usar um set funcional que usufrui de Baton Pass é fruto de seu acesso a Quiver Dance, um dos melhores moves de boosting no jogo; Wonder Skin, uma ability ótima para dar counter em usuários de Taunt e phazers, e Sleep Powder, que aplica sleep em qualquer Pokémon de forma temporária, mas efetiva, tornando a estratégia quase infalível. Não é necessário dizer que o conselho de UU baniu Venomoth.

XY UU - Reteste de Volcarona

Volc

Dando um primeiro olhar, Volcarona parece ser uma ameaça um tanto quanto controlável, pois tem um physical bulk baixo, uma fraqueza imensa a Stealth Rock, além de fraquezas a Water- e Rock-type, tipos comuns na tier. Porém, Volcarona tinha muitas funções de que podia usufruir, e isso a tornou um special setup sweeper formidável. Especificamente, Volcarona tinha uma boa combinação de STABs, opções de coverage decentes, uma boa combinação de tipos tanto ofensiva quanto defensivamente e o notável acesso a Quiver Dance, que é um dos melhores moves de setup no jogo e foi o que fez com que ela fosse considerada broken no passado. Depois de algumas semanas, a votação acabou com Volcarona sendo banida para BL pelas razões citadas acima, além de ter poucos checks efetivos em equipes offense, já que os únicos Pokémon que davam-lhe outspeed depois de um boost eram usuários de Choice Scarf, e esses Pokémon tinham de usar coverage Rock-type para dar revenge kill em Volcarona, o que era um pouco desconfortável.

XY UU - Reteste de Manaphy

Mana

Mesmo podendo parecer um Pokémon extremamente fofo quando levamos em conta seu design e seu filme, Manaphy é na verdade um sweeper amedrontador, capaz de desmantelar qualquer core defensivo durante sua curta estadia na tier. Manaphy era capaz de fazer isso por ter sólidos stats em geral, um tipo sólido e acesso a Tail Glow, um dos melhores moves de setup no jogo que garante +3 de Special Attack ao ser usado. Não foi surpresa nenhuma para a comunidade a decisão do conselho; Manaphy nunca teria seu lugar em UU.

XY UU - Reteste de Hawlucha

Hawlucha

10 dias antes dos drops de setembro terem sido anunciados, o conselho de UU decidiu retestar Hawlucha. Muitos na comunidade de UU pensavam que seria uma adição um pouco assustadora mas bem-vinda ao metagame por causa de seu Attack razoavelmente baixo e a sua falta de bulk, o que faria com que fosse muito raro Hawlucha ter turnos para fazer setup. Porém, após poucos dias do suspect test a comunidade passou a mudar de ideia, pois perceberam que Hawlucha era um cleaner aterrorizante capaz de esmagar offense, balance e stall graças à sua combinação de tipos que lhe permitia realizar setup em peças importantes dos três playstyles, incluindo Mienshao Choice-locked, Krookodile e Alomomola.

XY UU - Tier Shifts de Setembro

Togekiss Diancie Vaporeon

E os tier shifts de setembro chegaram. OU pegou três Pokémon fundamentais do metagame de UU, sendo eles Slowbro, Heracross e Mew, com os dois primeiros sendo S e Mew A+ no ranking de viabilidade. Por outro lado, OU deu à UU alguns conhecidos, como Espeon, Smeargle, Vaporeon e Quagsire. Dois novos Pokémon também agraciaram a tier com sua presença: Diancie e Togekiss. O tier shift também viu Scolipede tendo pouquíssimo uso em OU, e por isso teria de descer para UU, mas em vez disso, desceu para BL pois já tinha sido banido de UU quando subiu para OU, logo UU teria um reteste de Scolipede no futuro. No fim da votação periódica do conselho, Geomancy, Smeargle, Victini e Togekiss foram chutados para futuros retestes.

MAero Tini Hydra

Neste ponto, o metagame tinha algumas estrelas nascendo e que se tornariam dominantes em termos de viabilidade, como Mega Aerodactyl, Victini e Hydreigon. Mega Aerodactyl conseguia fazer check a diversas ameaças ofensivas em virtude de sua Speed tier, que não tinha rivais a não ser Pokémon com boosts. Victini era um Pokémon versátil que podia usar diversos sets para funcionar como um cleaner ou wallbreaker, e por fim, Hydreigon era um forte special attacker que podia agir como um assustador wallbreaker ou um cleaner eficiente. O ban de Victini significou que a tier perdia novamente um de seus Pokémon mais influentes, o que é provado por sua presença nas equipes mais populares da tier até então, como o balanced VoltTurn de King UU e Perilous Change de Bouff.

XY UU - Reteste de Smeargle

Smeargle

Muitos dos membros da comunidade achavam que Smeargle tornar-se-ia muito pior depois do ban de Geomancy, pois ele havia perdido a capacidade de passar boosts impressionantes para wallbreakers de sua equipe com sucesso, e isso foi parcialmente verdade. O ban de Geomancy fez com que Smeargle se tornasse muito mais controlável em termos de parar os Pokémon que recebiam os boosts, mas isso não arrumou o principal problema que Smeargle trazia ao metagame: correntes de Baton Pass. Smeargle era o principal pilar da estratégia de Baton Pass, que desconsiderava a habilidade dos jogadores e fazia com que partidas inteiras fossem baseadas exclusivamente em matchups. Não demorou muito para o conselho acumular votos o suficiente para garantir que esse Pokémon continuasse em BL.

XY UU - Reteste de Victini

Tini

Victini era um pilar importante em UU até o tier shift de setembro, quando foi banido para BL. Muitos na comunidade pensavam que era óbvio que ele voltaria à UU. Infelizmente para eles, o conselho pensou de outro jeito, com todos membros tendo votado para que ele ficasse em BL ou simplesmente abstendo-se. Isso foi resultado das várias opções de coverage de Victini, que fizeram com que ele pudesse usar vários sets de forma viável e passar por qualquer suposto counter com facilidade.

XY UU - Reteste de Mega Alakazam

MZam

Um dos Pokémon que as pessoas mais temiam receber um suspect test devido a sua força descomunal e Speed imensa, também conhecido como Mega Alakazam, era o próximo a ser retestado. Sua Speed, seu Special Attack e aumento de bulk fizeram com que ele fosse muito mais atraente em equipes que se encaixava bem, mesmo sofrendo muita competição com sua forma não-Mega. Mega Alakazam usava sets bem similares a sua forma regular, sendo elas variantes como Calm Mind e All-Out attacker. Por fim, o conselho decidiu que Mega Alakazam sofria muita competição por ser uma Mega, além de não ser muito melhor que sua forma regular e ter muitos checks comuns como Jirachi Scarf e Hydreigon Scarf, fazendo com que fosse fácil decidir que Mega Alakazam ficasse em UU.

XY UU - Reteste de Togekiss

Kiss

Togekiss trouxe à mesa uma combinação de tipos única ao metagame, o que permitiu que fosse formidável defensivamente e efetiva ofensivamente, pois tinha resistências ou imunidades a muitos tipos comuns na tier, como Dragon, Dark, Fighting e Ground. Além disso, Togekiss era decentemente versátil, pois podia usar vários sets utility efetivos, variantes com Nasty Plot e até mesmo variantes com Choice Scarf. Tirando todas essas qualidades, Togekiss não era infalível, pois tinha uma fraqueza a Stealth Rock e seu melhor set dependia de Thunder Wave para ser efetivo, além de outros problemas. Enquanto alguns do conselho queriam que Togekiss descesse para a tier, o Pokémon acabou em BL, pois era forte contra todo playstyle por causa de suas variantes com Nasty Plot, além de ter forçado hard stall a usar opções incomuns para lidar com ele, centralizando demais o metagame.

XY UU - Reteste de Zygarde

Zygarde

Quando Zygarde voltou para UU para receber seu suspect test, a comunidade da tier tinha os mesmos pensamentos que os do conselho pela primeira vez. Todo mundo percebeu que ele não era uma ameaça tão centralizadora e que UU poderia o acolher de braços abertos. Zygarde é um Pokémon com uma boa combinação de tipos ofensiva e defensiva, ostentando um bom bulk e bons STABs, moves de setup decentes e até mesmo moves de coverage e utility usáveis. Porém, o conselho achava que seus melhores sets, SubCoil e Dragon Dance, tinham muitas barreiras espalhadas pela tier, o que não significa que isso faça com que um Pokémon deixe de ser um problema. Essas barreiras incluem Ice Beam ser mais comum em Water-types, as principais physical walls da tier, o aumento na popularidade de Toxic Spikes e Fairy-types sendo usados mais comumente, como Florges e Aromatisse. No final do suspect, o conselho chegou a um consenso e permitiu que Zygarde ficasse em UU.

XY UU - Reteste de Diggersby

Diggersby THO

O suspect de Diggersby marca o penúltimo reteste de XY. Diggersby era um Pokémon extremamente forte, tirando o fato de ter stats bem medianos, por causa de alguns motivos. O primeiro é Huge Power, que duplica seu Attack. Diggersby também tinha uma boa movepool que lhe permitia agir como um wallbreaker efetivamente. Seu acesso a Swords Dance fazia com que não apenas Choice Band fosse um set efetivo. Em geral, Diggersby provou ser muito forte para o metagame de UnderUsed pois quase não tinha counters, e isso tornou a votação muito mais fácil para o conselho, que votou para que Diggersby ficasse em BL, de forma unânime.

XY UU - Reteste de Scolipede

Scolipede

Finalmente, o último reteste de XY: Scolipede. O futuro desse Pokémon não foi uma decisão difícil para o conselho, pois era muito óbvio que era broken durante o tempo em que foi usável. Scolipede era broken porque podia facilmente não só efetuar um sweep contra qualquer equipe com Swords Dance, mas também passar boosts para qualquer Pokémon na tier para permitir que seu parceiro fizesse um sweep também, e isso era o suficiente para ser banido.

XY UU - O Fim Oficial do Metagame

Shao Champ Bat

No fim de XY UU, o metagame teve várias mudanças em virtude de Pokémon ganhando tração desde o começo do metagame até a chegada de ORAS. Além disso, praticamente todos os estilos de jogo eram viáveis na tier de forma igual graças aos tier shifts de setembro, além dos resultados de alguns suspect tests que trouxeram alguns niches para Pokémon subestimados, que agora podiam enfrentar algumas das peças importantes do metagame sem dificuldade. Alguns Pokémon que foram bem importantes no fim de XY incluem Mienshao, Crobat e Machamp. Mienshao era um usuário de Choice Scarf extremamente potente em virtude de Reckless garantir que seu mais forte STAB pudesse dar muito dano em seu inimigo sem precisar usar um item que dá boost em seu Attack, e também podia usar um set funcional com Life Orb, que poderia agir como um destruidor de balance; Crobat era um dos poucos usuários de Defog na tier, que no momento tinha opções limitadas de hazard removal, além de ter providenciado às equipes de todos os playstyles uma lista considerável de resistências e Speed control; e por fim, Machamp pegou o papel de Heracross, que saiu da tier em setembro de 2014, como o principal wallbreaker Fighting-type, sendo que seus sets com Choice Band e Assault Vest lhe deram versatilidade; Choice Band permitia que ele fosse um wallbreaker incrível e Assault Vest permitia-lhe agir como um Pokémon tank com acesso a Dynamic Punch, que o fez derrotar checks e counters que não poderia sem o move.

XY ORAS
Clique em ORAS para saber mais!
Clique em XY para saber mais!
XY ORAS
Arte

Arte por FellfromtheSky.

O Nascer de uma Nova Era

Quando ORAS chegou, os novos brinquedinhos não eram apenas as novas Mega Evoluções, já que o conselho também decidiu descer alguns Pokémon de BL. Como resultado disso, Klefki, Staraptor, Volcarona, Salamence e Togekiss viraram parte da tier. Além disso, Beedrill, Pidgeot, Sceptile, Swampert, Steelix, Sharpedo, Altaria, Lopunny, Gallade e Diancie ganharam muitos boosts e deram um salto em questões de viabilidade, graças às suas novas Mega Evoluções. Dentre essas novas Mega Evoluções, Altaria, Lopunny, Gallade e Diancie destacaram-se quando comparados às demais bem rapidamente. Alguns Pokémon velhos também ganharam novos brinquedos, como Dragalge, que ganhou Adaptability, além de Pokémon que ganharam novos moves graças ao retorno dos move tutors.

E é claro, com kokoloko sendo o líder da tier, todo Pokémon que desceu de BL além de outras Mega Evoluções passaria por suspect test pouco tempo depois. Salamence subiu para OU por usage antes que isso acontecesse; Salamence foi muito usado com sua Mega Evolução em OU, e isso fez com que tivesse uso o suficiente para subir. Enquanto isso, Klefki, Staraptor, Togekiss e Volcarona voltaram para BL, pois foram considerados muito fortes. Mega Altaria e Mega Diancie tiveram o mesmo destino, pelo mesmo motivo. As duas Mega Evoluções que sobreviveram ao suspect test, Lopunny e Gallade, foram banidas duas semanas depois, em outra votação. Enquanto tudo isso acontecia, um Pokémon que demonstrou ser forte no final de XY provou sua dominância: Zygarde.

ORAS UU - Reteste de Zygarde (de novo)

ZGarde

Zygarde permaneceu banido de UU por muito tempo, mas retornou no finalzinho de XY. Ele imediatamente causou um grande impacto, forçando Water-types bulky como Suicune a usarem Ice Beam para detê-lo. Além disso, Mega Aerodactyl e Hippowdon usavam Ice Fang com frequência. A tier não tinha muitas formas confiáveis de lidar com Zygarde, e sets como Dragon Dance e SubCoil estavam aterrorizando-a. O último era especialmente brutal, pois poucos Pokémon conseguiam quebrar seu Substitute depois de alguns boosts. O metagame estava tão centralizado em Zygarde, que quem conseguisse dar setup primeiro com o seu vencia a partida. Zygarde continuou em UU em uma votação no meio de dezembro, mas foi banido junto com Alakazite no começo de janeiro. Depois disso, parecia que as coisas estavam mais pacíficas desde a introdução de ORAS, e tanto Diancite quanto Medichamite foram votadas para continuar em BL durante seus retestes. Porém, essa paz não duraria muito, pois outra ameaça estava emergindo.

ORAS UU - Suspect Test de Serperior

literally contrary

Passaram-se algumas semanas de janeiro e as hidden abilities dos iniciais de Unova foram lançadas. Emboar e Samurott ganharam Reckless e Shell Armor, respectivamente. Porém, nenhum dos dois teve muito impacto. A força bruta de Emboar era ofuscada pela sua baixa Speed e pela competição com os outros Fire-types da tier. A nova ability de Samurott não o ajudava em nada. Por outro lado, Serperior ganhou uma ability que fez sua força subir para níveis altíssimos: Contrary. Leaf Storm não era mais um move que dava dano mas que fazia com que Serperior perdesse força, mas muito pelo contrário, era praticamente um Nasty Plot que dava muito dano. De repente, o baixo Special Attack de Serperior não era mais um problema, pois podia usar seus moves mais fortes repetitivamente e tornar-se ainda mais forte por fazer isso. Seu acesso a moves como Taunt e Glare, bulk e Speed decentes, e também a um número muito limitado de switch-ins fizeram com que o metagame ficasse centralizado em torno de Serperior. Pokémon como Goodra, Crobat e Amoonguss ganharam mais viabilidade por serem seus únicos checks, assim como Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl e Mega Beedrill para fazer revenge kill. Nenhum desses Pokémon conseguia parar Serperior de destruir equipes, e por isso Serperior levou quickban no começo de fevereiro de 2015 junto a Terrakion, que desceu para UU alguns dias antes junto com o imediatamente banido Mega Pinsir. E falando de novos drops...

ORAS UU - Tier Shift de Fevereiro de 2015

Cross Mence

Celebi, Diancie, Raikou, Jirachi e Starmie subiram para OU no tier shift de fevereiro, logo UU encontrou-se sem seus melhores Pokémon. Porém, Heracross, Salamence e os já mencionados Terrakion e Mega Pinsir desceram para UU no mesmo tier shift. Após poucos dias, somente Heracross e Salamence ficaram em UU, pois não eram merecedores de um quickban como seus colegas, mesmo sendo muito fortes. UU foi sempre uma tier em que Water-types bulky tomam vantagem de um move: Scald. Heracross não era só um monstruosamente forte physical wallbreaker, já que também tinha uma ability muito valorizada. Guts permitia que ele punisse Pokémon como Suicune e Swampert quando estes clicavam em Scald, e pouquíssimos Pokémon conseguiam resistir um Close Combat com o boost de Guts. Claro, nem tudo era perfeito, pois Heracross não tinha uma combinação de tipos muito boa junto de uma Speed medíocre, mas mesmo assim não podia ser subestimado.

Enquanto Heracross se especializava em quebrar walls, incluindo Fairy-types como Florges, Salamence se especializava em realizar sweeps. Poucos Pokémon conseguiam segurar Salamence depois de um Dragon Dance, e tentar afetá-lo com status não funcionaria pois usava sempre Lum Berry. Salamence nem tinha tantas dificuldades para realizar setups, pois Intimidate tornava isso muito fácil, e sua combinação de tipos e bulk natural também faziam com que Salamence pudesse usar Moxie, caso desejado. Porém, Moxie era muito mais popular em sets com Choice Scarf, que permitia que recebesse um boost de +1 em seu Attack a cada vez que derrotasse um Pokémon adversário, fazendo com que fosse um excelente late-game cleaner. E não é só isso, já que Salamence tinha muito mais a oferecer. Mesmo que tenham demorado um pouco para se popularizarem, Salamence podia usar sets defensivos muito efetivos, pois poderia fazer check a Fighting-types com facilidade, tinha recovery confiável em Roost e poderia usar Defog, providenciando hazard control.

Pouco tempo depois, kokoloko deixou de ser o tier leader. Com esse anúncio, outra coisa veio, que foi prometida acerca do ban de Serperior: o primeiro suspect test público de UU. Serperior foi retestada para ver se ficava em BL ou não, e foi votada que continuasse em BL por uma maioria de 73,5%. Durante o suspect test de Serperior, outro inicial ganhou sua hidden ability, porém, esse demorou um pouco para começar a ser muito dominante.

ORAS UU - A chegada de Feraligatr

Gatr

Agora Feraligatr tinha acesso a Sheer Force, dando boosts a vários de seus moves e fazendo com que ele voasse alto. O antigo Pokémon de NU tinha agora fortes capacidades como wallbreaker graças aos sets com Swords Dance, assim como de realizar sweeps por ter Dragon Dance. Primeiramente, começou-se a usar sets com Substitute, com um investimento de 36 EVs em Special Defense, significando que poderia realizar um setup sem temer um burn de Scald, mas não durou muito até o metagame se adaptar e Suicune Roar tornar-se muito comum. Porém, isso não mudou muito as coisas para Feraligatr, que agora usava um move de coverage qualquer no lugar de Substitute, e continuava tendo um bom matchup contra a maioria do metagame.

Enquanto Feraligatr escalava o ranking de viabilidade, outro tier shift aconteceu, trazendo a UU dois novos Pokémon; Mamoswine e Mandibuzz. Em troca, Alakazam e Hippowdon subiram para OU. Porém, o tier shift representou muitas coisas ao metagame, pois muitos Pokémon de RU subiram para UU, sendo estes Heliolisk, Slurpuff, Mega Abomasnow, Doublade, Cresselia e Whimsicott. Alguns desses substituíram, de certa forma, Pokémon que saíram de UU pouco tempo atrás, como Heliolisk e Raikou. Outros foram capazes de tirar vantagens de tendências específicas.

ORAS UU - Tier Shift de Maio de 2015, Parte 1

Slurpuff MAboma Doublade

Mesmo não parecendo perigoso, Slurpuff não podia ser subestimado por ninguém. Com a subida de Salamence em viabilidade e por poder tirar vantagem de Hydreigon, o pequeno bolinho achou formas de efetuar setups que não tinha antigamente. A combinação de Unburden e Belly Drum é assustadora, pois permitia que jogos fossem virados em questão de apenas um turno. O cupcake também adorou ORAS, ao contrário de XY, pois agora tinha acesso a Drain Punch, dando a si uma boa coverage e a capacidade de restaurar seu próprio HP. Tirando essa capacidade impagável de usar Dragon-types como isca para setup, os principais checks de Slurpuff, Steel-types, ainda eram comuns, logo Forretress e Mega Aggron impediam Slurpuff de realizar um sweep até que fossem retirados da partida.

De forma similar a Slurpuff, Abomasnow também tornou-se dominante graças a presença de Salamence, pois agora fazer revenge kill ao dragão passou a ser impagável. Embora Grass / Ice possa não ser a melhor das combinações de tipo defensivamente, ela deu a Abomasnow algumas resistências chaves para ser funcional, especialmente a resistência a Water. Como UU era a caverna dos Water-types, Mega Abomasnow teve a oportunidade de causar estrago. Além disso, Mega Abomasnow fazia check a Feraligatr, que estava correndo sem freio. Explorar tendências do metagame é o que Abomasnow vem fazendo desde então, e sempre tem uso quando é apresentada uma oportunidade.

Doublade tirou vantagem de sua combinação de tipos, movepool, e bulk, o que permitiu que fizesse check a alguns Pokémon perigosos, como CurseLax, Mega Aerodactyl e Heracross Choice-locked. Além disso, Swords Dance tornava-o uma condição de vitória em muitos jogos, e também agia como um ótimo pivot. Embora Doublade conseguisse fazer várias coisas sozinho, ele também tinha várias fraquezas, como a incapacidade de atingir Water-types bulky e derrotar Krookodile. Por sorte, Hydreigon cobria muitas dessas fraquezas, tornando Doublade fácil de adicionar em equipes além de ajudá-las bastante na maioria das vezes. Porém, nem Doublade nem nenhum dos Pokémon que subiu de RU teve o mesmo impacto do Pokémon que caiu de OU.

ORAS UU - Tier Shift de Maio de 2015, Parte 2

Mamo

WMesmo tendo uma combinação de tipos defensiva medíocre, os tipos Ground e Ice não deixavam nada a desejar ofensivamente. Poucos Pokémon resistem aos dois tipos, e Mamoswine acabou tendo os dois. Com um incrível stat de Attack, acesso a Earthquake, Icicle Crash e Ice Shard com prioridade, Mamoswine era capaz de quebrar a maioria das equipes balanced com Fairy / Dragon / Steel, ameaçar equipes stall e ainda ser bem útil contra offense mesmo com sua baixa Speed. Os poucos Pokémon que podiam entrar no campo diante de Mamoswine, como Bronzong e Porygon2, temiam a coverage adicional que era Knock Off. Somente Alomomola e Cresselia eram counters de Mamoswine, e até Suicune era forçado a usar Rest e rezar por sorte com Sleep Talk - e a maioria dos Suicunes não queriam usar Sleep Talk na época por causa de Feraligatr Substitute. Mesmo que a sua Speed e as poucas oportunidades de entrar em campo colocassem Mamoswine em uma situação desconfortável, ele tornou-se rapidamente uma potência no metagame.

Enquanto UU estava evoluindo, pouco tempo depois, o conselho decidiu fazer o segundo suspect test público da tier. Novamente, o plano era reintroduzir um Pokémon de BL.

ORAS UU - Reteste de Victini

Tini

Esse Pokémon é uma das caras de BW UU, conhecido por ter uma boa e forte coverage, além de bons stats no geral. Victini foi reintroduzido na tier durante duas semanas para a comunidade ver se era ou não uma adição saudável. Além de carregar V-create, tinha coverage para deter qualquer Pokémon na tier, de Glaciate até Bolt Strike e Grass Knot. Suas fraquezas a Stealth Rock, Pursuit, e é claro, os drops de V-create, eram pontos negativos de que as pessoas começaram a tirar vantagem. Após isso, o suspect test chegou ao seu fim e uma maioria da comunidade de UU decidiu que Victini não era saudável para a tier, fazendo com que ele retornasse à BL.

ORAS UU - Revelações surpreendentes de Junho de 2015

Coba Reuni

Duas ameaças que eram anteriormente RU subiram para UU em julho: Cobalion e Reuniclus. Cobalion oferecia muitos papéis diferentes, pois era um check sólido a Pokémon variados, podia usar Stealth Rock e potencialmente usar Taunt ou Volt Switch enquanto tinha uma Speed tier confortável. Seu set SubSD era letal para qualquer equipe stall, pois tinham poucas maneiras de parar seus boosts, e Salamence era geralmente seu único check. Outros de seus sets usavam tanto Swords Dance quanto Rock Polish, permitindo-lhe realizar sweeps contra equipes despreparadas. Por fim, podia usar coverages para diferentes Pokémon do metagame, como Stone Edge para Zapdos e Gyarados e X-Scissor para Celebi.

Embora possa parecer estranho que outro Psychic-type bulky tenha subido logo quando Cresselia e Slowking subiram pouco tempo antes, Reuniclus tem uma coisa que os dois não têm, que é a sua ability Magic Guard. Reuniclus era capaz de colocar muita pressão em equipes mais bulky, já que dano residual não servia para derrubá-lo, e na maioria das vezes o único método eficaz de derrotá-lo era dar um ataque super-efetivo. A maioria dos Pokémon capazes de derrotá-lo não podiam realizar switch-ins, pois Psyshock e Focus Blast poderiam derrotar facilmente Heracross e Krookodile, por exemplo. Outros checks como Doublade tinham de ser derrotados antes de realizar setups, mas como era um Pokémon importante em qualquer core defensivo de um time, isso não era impossível. Não havia muitos Pokémon impedindo Reuniclus de atingir o seu potencial máximo, e não era só Reuniclus que estava voando alto. Outro Pokémon chegou ao ápice de sua performance, tornando-se cada vez mais perigoso a cada dia que se passava, e não demorou muito para que tivesse seu suspect.

ORAS UU - Suspect Test de Mega Pidgeot

Confusão?!

Mega Pidgeot não aparenta ser perigoso: sua coverage é limitada a Hurricane e Heat Wave, seu melhor move que dá boosts é Work Up e seu bulk é no máximo decente. Embora sua Speed tier seja boa, ele é derrubado por Ice Shard e não consegue atingir Rock-types. Porém, isso era tudo que Mega Pidgeot precisava. Rock-types não eram comuns em UU além de Mega Aerodactyl, que era fraco a Stealth Rock e não gostava de entrar diante de um Hurricane. Na verdade, nenhum Pokémon realmente gostava; Mega Ampharos, Empoleon e Rotom-H subiram em uso pois eram checks sólidos de Mega Pidgeot, mas tirando Mega Ampharos RestTalk, eram todos derrubados muito rapidamente. Dar outspeed em Mega Pidgeot não era uma tarefa fácil, então depender disso para derrotar o pássaro não era confiável. Enquanto equipes mais bulky com Blissey pareciam funcionar, um set com Work Up, Refresh e Roost surgiu, derrotando até esses tipos de times. Mesmo que existissem respostas sólidas para Mega Pidgeot, o que realmente excedeu o limite foi a chance de confusion de Hurricane, que é de 30%, pois dava a ele uma chance alta de derrotar seus supostos counters. A quantidade de pressão que colocava no teambuilding fez com que a comunidade votasse eventualmente em seu ban, logo antes do UU Open IV começar.

ORAS UU - O Metagame do UU Open IV

Florges Quiver Dance !_!

Durante o UU Open IV, dois Pokémon tornaram-se muito comuns. Tanto Reuniclus quanto Florges aproveitaram-se da mesma tendência. Muitas equipes começaram a usar Doublade como sua única resposta a Florges e Reuniclus, mas Doublade era facilmente derrubado. Isso abria caminho para Reuniclus ganhar jogos às vezes, mas e Florges? Ela era conhecida por seu set famoso que abusava de Wish, mas em ORAS ela teve uma adição importante em sua movepool. Synthesis, uma forma de recovery confiável e de um turno, permitiu que Florges Calm Mind ficasse famoso. Embora esse set perdesse pra qualquer outro Pokémon bulky que abusasse de boosts, seja ele Snorlax, Reuniclus ou Suicune, seu Fairy-type puro e o acesso a Aromathreapy permitiram que funcionasse bem. Florges ainda podia agir como uma cleric, mas sua capacidade de ganhar jogos popularizou mais do que apenas esse set.

Enquanto isso, no começo de agosto, Shadow Tag foi banido de OU, logo Gothitelle desceu para BL, pois Shadow Tag tinha sido banido de UU no começo de XY. Como levava outclass de qualquer outro Psychic-type na tier e não podia mais usar sua ability, Gothitelle não viu uso nenhum. Mesmo sendo o único drop do tier shift, um nerf de Baton Pass aconteceu pouco tempo antes, então Smeargle e Venomoth caíram de forma repentina. Enquanto Smeargle não manifestou nenhum niche, Venomoth teve um pouco de uso. O acesso a Sleep Powder e Quiver Dance com poucos Pokémon resistindo-o devido a Tinted Lens permitiu que fosse efetivo. Seu bulk medíocre e sua força a desejar, junto a sua combinação de tipos defensiva ruim, e seu único stat decente sendo sua Speed, fizeram com que ele não tivesse um niche muito sólido para continuar em UU. Logo, Venomoth desceu de tier novamente.

ORAS UU - Quickdrop de Setembro de 2015

Hoopa

Outro Pokémon desceu em setembro, e esse era uma adição completamente nova, pois só tinha sido lançado no final de julho. Hoopa causou uma grande agitação inicial, pois tinha um ótimo Special Attack e uma boa Special Defense. Tinha muitos moves interessantes, como Nasty Plot e Trick Room, e sua tipagem era maléfica ofensivamente. Hoopa ficou na tier até fevereiro, que foi quando as pessoas perceberam que sua fraqueza horrível de 4x a Knock Off e Pursuit não era algo bom, além de que sua Speed tier e seu physical bulk horríveis não o ajudavam. Existiam muitos wallbreakers parecidos com Hoopa e que eram permitidos na tier, logo seu set mais famoso era OTR (abreviação de Offensive Trick Room), mas não era confiável pois existiam Pokémon que dariam outspeed nele quando fora de Trick Room, e também Pokémon que dariam outspeed nele dentro de Trick Room. Além disso, Doublade ou até mesmo Toxicroak carregando Sucker Punch, mesmo com HP baixo, poderiam forçar Hoopa a sair de campo, e isso fez com que as pessoas percebessem outra coisa: OTR Reuniclus era melhor. Consequentemente, Hoopa caiu num buraco obscuro e raramente viu uso.

ORAS UU - Tier Shift de Novembro de 2015

Zapdos

O metagame se estabilizou e nada teve muito impacto em UU desde o ban de Mega Pidgeot pouco antes do UU Open começar, e quando o torneio chegou ao fim, outro tier shift aconteceu. Somente um Pokémon desceu, mas teve muito impacto durante os seis meses que permaneceu na tier: Zapdos. O pássaro elétrico deu à tier um check aos Fighting-types e um Pokémon capaz de usar Defog, enquanto podia ser um bom pivot caso fizesse uso de Volt Switch. Sets ofensivos com Choice Specs e Life Orb também viram uso, pois agora as pessoas tinham um Electric-type ofensivo com bom bulk e a combinação de tipos certa para ganhar momentum. Mesmo tendo poucas opções de coverage, com apenas Heat Wave e Hidden Power a sua disposição, Zapdos ainda podia acertar a maioria da tier. Sets usando Toxic e/ou Discharge também ficaram populares como maneiras de infligir status, pois os status absorbers comuns não gostavam de dar switch-in e Pressure lhe permitia segurar uma grande quantidade de ameaças. Como resposta a Zapdos, Pokémon como Cobalion começaram a usar Stone Edge, enquanto Pokémon como Crobat ficaram muito piores.

ORAS UU - Tier Shift de Dezembro de 2015

Garde Sableye Gross

Geralmente, tier shifts acontecem a cada três meses. Somente quickdrops acontecem entre os tier shifts, mas eles têm um critério diferente. Porém, houve uma exceção notável: em dezembro de 2015, foi decidido que os Pokémon seriam separados diferentemente de suas Mega Evoluções. Isso significou que Diancie, Gardevoir, Sableye e Metagross desceram para UU. Diancie teve problemas para se estabilizar na tier, e logo após esse tier shift Diancie desceu novamente para RU, porém era um bom check para Hydreigon e Entei, enquanto podia usar Stealth Rock. Os outros três drops tiveram um impacto muito maior.

Não demorou muito para Gardevoir tornar-se a principal Fairy-type ofensiva na tier. Sua competição era Slurpuff, que precisava de um turno de setup e agia como um sweeper, e Whimsicott, que era honestamente muito fraco. Nenhum dos dois tinha a força imediata de Gardevoir, nem um STAB secundário que permitia que passassem por physical e special walls. Mesmo não podendo entrar em um Dark Pulse de Hydreigon por causa de seu Psychic-type, nenhum dos outros Fairy-types competia ofensivamente.

Sableye seria um Pokémon completamente esquecido pela comunidade caso não fosse sua ability. Mesmo não tendo nenhuma fraqueza além de Fairy, ele é ameaçado por qualquer golpe neutro devido a falta de bulk. Ainda, acesso a tanto Prankster quanto Will-O-Wisp faz com que Sableye dê burn em qualquer physical attacker na tier tirando Mega Absol, e em troca pode investir EVs em Special Defense. Adicionar Taunt e Recover a esse moveset significa que Sableye para efetivamente qualquer tipo de setup, seja de stat boosts ou hazards, o que significa que ele consegue derrubar os oponentes facilmente. Isso fez com que agisse como um check de Reuniclus, que era na época um dos Pokémon no topo do ranking de viabilidade. Knock Off, mesmo vindo de um Pokémon fraco como Sableye, tinha seu valor, pois qualquer Pokémon que não era uma Mega Evolução ficaria muito pior perdendo seu item. Equipes stall tinham poucas respostas, e a equipe stall mais icônica da era tinha Sableye como seu próprio check, só que com um pouco mais de Speed para que tivesse um Taunt mais rápido.

Mesmo parecendo um pouco desagradável na primeira vista, Metagross encontrou seu niche muito tempo depois de descer para UU, quando Fairy-types tornaram-se muito mais predominantes. Sua capacidade de dar switch-in em Fairy-types, usar Stealth Rock e abusar de seu alto Attack e suas opções de coverage fizeram com que Metagross brilhasse. Explosion era uma boa opção caso quisesse dar um dano forte antes de cair, e podia simplesmente quebrar uma wall. Metagross também podia usar Grass Knot e Hidden Power Fire, que fazia lure contra Swampert e Forretress, respectivamente, logo Metagross podia ajudar parceiros como Mega Aerodactyl a vencer jogos.

Com esses drops, o metagame estava passando por um momento de desordem, mas outro suspect test estava no horizonte e outros Pokémon que também desceriam via quickdrop fariam com que a tier mudasse muito.

ORAS UU - Reteste de Crawdaunt e Quickdrop de janeiro de 2016

Daunt Gyarados

Crawdaunt estava sendo retestado, pois o conselho de UU pensou que não seria mais um problema à tier pois ela tinha mudado muito. Com um Knock Off melhorado por Adapatability, poucos Pokémon gostariam de fazer um switch em Crawdaunt. Mesmo tendo um bulk ruim e Speed horrorosa, essa fraqueza seria ofuscada por seus fortes Aqua Jets. Porém, seu stat de Speed permitia que desse outspeed em walls comuns da tier, como Florges e Cresselia, a não ser que elas tivessem investimento em Speed. Além disso, Swords Dance fez com que ele se tornasse um stallbreaker assustador, e stall passou a precisar de Pokémon limitados como Chesnaught e Tangrowth para serem uma resposta a Crawdaunt. Offense tinha que lidar com Crawdaunt por via de revenge kill com Pokémon que resistissem Aqua Jet, como Hydreigon, ou até mesmo prioridade vindo de seus Pokémon, como Mach Punch ou Vacuum Wave vindo de Infernape. Como existiam várias formas de counterplay, a comunidade de UU percebeu que Crawdaunt não era mais broken, e logo Crawdaunt foi permitido novamente em UU.

O ano novo começou com um novo Pokémon na tier: Gyarados. Gyarados desceu um mês depois de Metagross, Gardevoir e Sableye porque ainda era usado o suficiente para ser OU, pois alguns jogadores usavam sua forma normal ao invés da Mega. Com acesso a Intimidate e um tipo secundário bom em Flying, Gyarados encontrou muitas oportunidades para poder tirar proveito de Substitute e Dragon Dance sem medo. Para derrotar sets com Waterfall + Bounce, equipes começaram a usar variações de Grass-types com Protect, e Tangrowth Protect e até mesmo Mega Sceptile Protect começaram a ser comuns. Porygon2 também subiu em viabilidade, pois fazia check a ambos Gyarados e Salamence em um único slot. Além disso, um Pokémon que era considerado por muitos como péssimo, Milotic, teve muito destaque, pois o acesso a Ice Beam e a combinação de Haze e Recover fez com que fizesse check tanto a Gyarados quanto a Salamence. Várias e várias ameaças ofensivas surgiram na tier, e logo uma ameaça do passado retornaria.

ORAS UU - Tier Shift de Fevereiro de 2016

Zam

O mágico que segura colheres, Alakazam, estava de volta graças ao tier shift, e teve muito impacto na tier. Sets com Life Orb ostentavam muita força e esmigalhavam a tier. Embora sua fragilidade tornasse sets de Calm Mind um pouco desagradáveis, isso era rapidamente anulado pela facilidade com que quebrava stall. Se Spikes estivesse no campo, nada podia dar switch-in de forma confiável em Alakazam, então os jogadores começaram a fazer algo que conseguisse derrotar Alakazam: removê-lo o mais rápido possível com Pursuit. Porém, havia muitos problemas envolvidos, pois Mega Aerodactyl falhava em dar OHKO em Alakazam caso ficasse no turno de Pursuit e caso Mega Aerodactyl tivesse tomado dano de Stealth Rock. Krookodile era mais lento, e sets com Choice Scarf eram ruins. Escavalier teve mais destaque, mas ainda sim falhava contra Zapdos e vários Water-types bulky. Além disso, usuários de Pursuit (tirando Escavalier) e muitas ameaças ofensivas perdiam para Alakazam caso ele optasse por usar Focus Sash e Thunder Wave em vez de Life Orb.

ORAS UU - Tier Shift de Maio de 2016, Parte 1

Sylveon Zonger Krook

Maio finalmente havia chegado, e demorou um pouco para que o tier shift acontecesse. Ele aconteceu em meados de maio, e fez subirem e descerem muitos Pokémon. Mesmo tendo ficado apenas seis meses na tier, Zapdos teve tempo o suficiente para causar um grande impacto e tornar-se uma das peças mais importantes da tier; infelizmente, OU levou o pássaro. Por mais chocante que isso fosse, UU não ficou parado, e recebeu três novos Pokémon: Sylveon, Celebi e Conkeldurr, e os três tiveram muito impacto na tier.

Ao entrar na tier, Sylveon tinha muitos aspectos semelhantes a Florges, como o acesso a Wish e Heal Bell. Inicialmente, o set que causou mais agitação foi o de Choice Specs, e mesmo transformando Sylveon em um wallbreaker efetivo, as pessoas perceberam que outro set tornaria Sylveon mais assustadora. Seu set cleric definia o metagame, pois tinha uma característica que o diferenciava de outros clerics: não era passivo. Hyper Voice com Pixilate mesmo sem investimentos dava um dano alto em muitos Pokémon, e os que resistiam não tinham recovery confiável. Além disso, seu alto HP e seu bulk physical razoavelmente bom fizeram com que ela fosse a escolha principal ao invés de Florges.

Mesmo nunca subindo para UU, tirando o fato de ter tido 7% de uso no UU Open, Bronzong começou a ser usado como uma resposta sólida a Sylveon e os sets standard de Nidoqueen e Nidoking. Bronzong não era somente um dos Pokémon mais bulky da tier, pois colocava Stealth Rock em campo e fazia check a diversas ameaças, desde as ofensivas como Mega Aerodactyl às mais passivas como Cresselia. Porém, Bronzong tinha uma fraqueza fatal como um check de Sylveon, e equipes que dependiam dele poderiam pagar caro, pois outro Pokémon que explorava essa fraqueza tinha chegado.

Krookodile tinha muitas qualidades desejáveis no metagame. Teve rapidamente um salto por causa de seus movimentos que podiam ser repetidos várias vezes sem nenhuma desvantagem (Knock Off e Earthquake), mas Krookodile também carregava Superpower para acertar ameaças de forma super efetiva, como Hydreigon, que era geralmente um switch-in de Krookodile. Até mesmo seu último move pode ser seu melhor, pois Pursuit permitia que derrubasse muitos dos switch-ins de Sylveon como Blissey e Bronzong. Krookodile sempre foi um bom Pokémon durante toda a época de ORAS UU, mas agora os holofotes eram focados nele por causa de seu novo parceiro, e também por causa de outra mudança. Muitas equipes usavam Celebi como sua Ground resist, e esse Pokémon não gostava de receber Knock Offs.

ORAS UU - Tier Shift de Maio de 2016, Parte 2

Celebi

Mesmo não gostando de Knock Offs, Celebi ainda assim era mais rápido que Krookodile. Não apenas isso, pois Celebi tinha uma movepool que lhe permitiu crescer muito no metagame. Podia, por exemplo, fazer setup de Swords Dance ou Nasty Plot e usar Baton Pass para passar um dos boosts. O set Swords Dance attacker era viável, mas raramente tinha uso. O que mais fez Celebi brilhar foi seu set com Nasty Plot. Entre Giga Drain, que não dava apenas dano, mas também regenerava seu HP, e Psychic, muitos Pokémon do metagame tinham medo de Celebi. Mas o que fez com que o lendário de Johto fosse a outros níveis foi sua coverage abundante. Entre Dazzling Gleam, Earth Power e Shadow Ball, nenhum Pokémon conseguia derrotá-lo de forma segura, tirando Blissey Toxic e Escavalier. Porém, Blissey odiava Leech Seed, e por mais que Escavalier fosse um Pokémon bom, a competição que sofria com outros Pokémon fez com que Escavalier não se tornasse uma ameaça tão importante. O que Celebi não tinha em força imediata, tinha em bulk e combinação de tipos defensiva, pois suas resistências a Water- e Ground-type são impagáveis, e ainda por cima ele podia resistir a um Aerial Ace de Mega Aerodactyl caso estivesse com o HP cheio.

ORAS UU - Tier Shift de Maio de 2016, parte 3

Conk

O último dos drops não começou com o pé direito. Conkeldurr é um dos melhores Pokémon da tier agora, diferentemente de quando tinha acabado de descer de OU. Porém, duas mudanças melhoraram-no muito. Logo após o tier shift, Alakazam sofreu um suspect test e foi banido da tier. Mesmo não podendo dar switch-in em Conkeldurr tão bem assim, ainda derrotava-o. Entretanto, Alakazam não era a única coisa que estava sendo observada pelo conselho, porque a pouco tempo do UU Open V começar, um suspect test de Salamence tinha começado. Salamence estava na tier por mais de um ano e meio, e houve uma ampla discussão sobre ele, mas por fim, a maioria dos jogadores da comunidade decidiu que ele era muito forte para a tier e ele acabou sendo banido.

Salamence também era o principal check de Fighting-types na tier, e isso acabou abrindo brechas para Conkeldurr explorar. O seu set de Assault Vest pode ter sido o favorito antes, pois permitia que não tivesse medo de Scald por causa de Guts, mas os novos sets que todos estavam usando eram Choice Band Iron Fist e Bulk Up Guts. Sua força com Choice Band era incomparável, e não era só por causa do seu ridiculamente forte Hammer Arm, mas também por possuir a prioridade mais forte na tier. Seu Mach Punch também foi vital para seu set de Bulk Up, mas a combinação de Guts e Drain Punch fez com que fosse difícil de o derrotar a não ser que fossem usados golpes Fairy-type extremamente fortes.

ORAS UU - Suspect Tests de Hydreigon e Baton Pass

Hydra MPedo

UU não tinha parado com os suspect tests, e o tier shift de maio trouxe outro Pokémon aos holofotes: Hydreigon. Sylveon tornou-se o Pokémon mais usado, e é um check de Hydreigon fantástico; porém não é um counter. Muitas pessoas descobriram sets que abusavam de coverage Steel-type, como Choice Specs usando Flash Cannon e Life Orb usando Iron Tail, e perceberam que o dragão podia ser modelado do jeito que quisessem. Como tornou-se difícil de derrotá-lo de forma segura, muitas pessoas clamaram por um suspect test, e isso aconteceu. Como existiam muitos checks de Hydreigon, e havia muitas formas de puní-lo quando estivesse Choice-locked, como tirar proveito de seus drops de Draco Meteor, a maioria decidiu que Hydreigon não era tão poderoso para a tier, ficando em UU.

O próximo suspect foi em torno de um move, e não de um Pokémon. Muitas equipes centralizadas em Baton Pass surgiram, e todas tiveram graus variados de sucesso. Uma delas fazia uso de Combusken, que passava boosts de Speed para outros wallbreakers assustadores. Outros times usavam Togetic e Gligar passando boosts ofensivos para Yanmega e Sharpedo, respectivamente, e a capacidade de passar boosts que Celebi tinha fez com que Baton Pass fosse um problema ainda maior.

Uma estratégia que evoluiu muito girava em torno de Celebi Swords Dance, às vezes com Weakness Policy, passando boosts de Attack para Sharpedo via Baton Pass. O tubarão era uma boa Mega desde que foi introduzido, e Celebi estava originalmente na tier, até que subiu para OU no começo de ORAS. Logo, essa estratégia não era nova, mas ela levou Sharpedo às alturas; sempre foi um bom wallbreaker antes, mas agora podia dar boosts em sua Speed antes de Mega Evoluir para limpar a equipe adversária no late-game. Com um boost de Swords Dance, transformava-se quase invencível, e isso mostrou o principal problema de Baton Pass: os jogos eram decididos no team preview, logo a partida era ganha por quem conseguiria ou não passar o Baton Pass. Depois de uma longa discussão, o conselho decidiu banir o move por completo, pois existiam muitas estratégias não-competitivas em torno do move em si, além de ter continuado a ser um problema mesmo com todos os nerfs que sofreu.

ORAS UU - Reteste de Klefki

KEYS

Pokémon Sun e Moon estavam próximos de serem lançados, e o último tier shift aconteceu. Só um Pokémon desceu, e ele era BL. Porém, o metagame tinha mudado significativamente desde a última vez em que foi permitido na tier, logo o conselho decidiu retestá-lo. Era suposto que Klefki revitalizasse hyper offense enquanto oferecia um bom check às ameaças mais assustadoras como Hydreigon e Sylveon. Sua ótima combinação de tipos defensiva, acesso a Spikes, screens, moves de status em Thunder Wave e por último mas menos importante, acesso a Magnet Rise, fizeram com que Klefki se tornasse um dos melhores Pokémon de suporte na tier. Uma semana e meia depois do seu lançamento, o conselho fez uma votação decidindo deixar Klefki na tier, acabando ORAS UU com uma nova introdução.

ORAS UU - Sempre Foram Bons

MBeedrill MSceptile MPert

Nem todos os Pokémon foram sempre bons, e muitas vezes é difícil dizer quando foram dominantes. Alguns exemplos são Mega Beedrill, Mega Swampert e Mega Sceptile, que foram bons por uma quantidade enorme de tempo mas que nunca foram dominantes.

Mega Beedrill, desde que chegou, mudou a cara de equipes VoltTurn. Geralmente era posto ao lado de Electric-types como Rotom-H, Rotom-C ou Heliolisk e usava seu ridiculamente forte U-turn para derrubar a equipe do oponente gradualmente. Mesmo não tendo utilidade defensiva alguma, sua Speed altíssima era uma boa utilidade. Poison Jab permitia que agisse como um exterminador de Fairy-types, o que vem sendo apreciado desde o início da geração, e como coverage poderia usar Drill Run ou Knock Off, mesmo não conseguindo passar de seus melhores checks, que são os Steel-types. Infelizmente, Mega Beedrill tinha de confiar em Protect para Mega Evoluir de forma segura, o que fazia com que uma vez ou outra desse um turno de graça ao oponente. Mega Beedrill também sofreu um pouco com a onipresença de Mega Aerodactyl, um Pokémon que podia prender Mega Beedrill com Pursuit e era, infelizmente, mais rápido.

Em meados da SPL 7, Mega Sceptile tornou-se muito mais comum, pois tinha uma boa sinergia com muitas ameaças ofensivas e podia tirar proveito de Water-types bulky. Florges ainda era uma forma confiável de pará-lo, mas às vezes dava um turno de graça para os parceiros de equipe de Mega Sceptile. Como Mega Beedrill, sua Speed é ótima, e também como Mega Beedrill, o único Pokémon na tier que podia dar-lhe outspeed sem boosts era Mega Aerodactyl. Sua coverage deixou muito a desejar, mas tinha acesso a Focus Blast que o ajudava a punir Steel-types, que era tudo o que precisava para brilhar.

Por fim mas não menos importante, Mega Swampert. Sua combinação de tipos defensiva faz com que ele seja fraco apenas a Grass, e ele pôde tirar vantagem de seu ótimo bulk para usar sets defensivos. As vezes, podia usar Curse, mas geralmente optava por usar moves similares a sua variante regular, fazendo com que colocasse Stealth Rock em campo e desse burn em seus oponentes com Scald, além de utilizar Earthquake como um forte move com STAB. Mas até então, seu melhor set fazia o uso de Rain Dance, que usava para realizar cleans. Ice Punch permitia que ele punisse Grass-types que lhe davam problemas e também punia Hydreigon, e não eram muitos os Pokémon que gostavam de engolir Waterfalls em rain, e a maioria também não era fã de Earthquake. Mega Swampert também oferecia utilidade defensiva, e também fazia check a Mega Aerodactyl, um Pokémon que offense geralmente tinha problemas para enfrentar. Em geral, era uma escolha sólida para muitas equipes e provou isso durante todo o tempo em que ficou na tier.

Conclusão

Como ORAS UU vai ficar em alguns anos? Ninguém sabe. Se um ban retroativo como o de Chandelure em BW UU é algo a ser considerado, o metagame está longe de terminar. Mudanças ainda podem ser feitas, talvez daqui a muitos anos, e sempre haverá um jeito de melhorar. é claro, algumas estratégias nunca foram descobertas, e algumas nunca vão ser. Só de ter passado por muitos estágios diferentes e ter evoluído como consequência, a diversidade e a criatividade da sexta geração serão memoráveis, e um dia eu espero que todos nós olhemos para trás e vejamos o que se passou.

XY ORAS
Clique em XY para ler mais!
Logos por Tikitik | HTML por anto | Script por Quite Quiet.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »